IV CONGRESSO BRASILEIRO RAMAIN-THIERS - 2009
GOV. VALADARES - MG
05, 06 e 07 de setembro de 2009

Congresso Ramain-Thiers

Por Elisabete Cerqueira

 

O IV Congresso Brasileiro Ramain-Thiers tendo como tema: A criatividade em Ramain-Thiers, sediado na cidade mineira de Governador Valadares, surpreendeu com a apresentação de maravilhosos e consistentes trabalhos.

Desde a sua abertura até ao seu encerramento as mesas, as vivências, as palestras, os painéis e os seus representantes nos brindaram com muita criatividade de múltiplas formas, com o cuidado desde a elaboração até os mínimos detalhes para que tudo estivesse bem próximo da perfeita ordem.

As apresentações com os temas e propostas de trabalho como: Família, Aprendizagem, Furtos, Adoção, Envelhecimento, Afeto, Corpo, Mulher, Violência, Desigualdade Social, Inclusão, Exclusão,  Instituições, Emoções, Cuidado, Ética, Laços, Crianças, Adolescentes, Adultos, envolveram a criatividade com pessoas de várias regiões do Brasil nas suas formas singulares de trabalho, mostrando que é possível diversificar em muitas direções e projetos.

Em uma das noites o Coquetel de lançamento do Livro de Ana Cristina Geraldi / Solange Thiers ( organizadoras), Corpo e Afeto - reflexões em Ramain-Thiers, da  Wak editora e  a apresentação de números musicais de Minas Gerais deixou  a sua marca significativa nos corações presentes.

Ramain-Thiers traduz a criatividade como identidade e alteridade dos profissionais que atuam nesta metodologia. Cada um destes profissionais da Sociopsicomotricidade, compõem a sua história e dela fazem uma prática indescritível no seu ambiente de trabalho, na sua região, na sua origem fazendo valer a garra, a força , a ousadia, a cientificidade, mostrando o valor e a capacidade da metodologia brasileira!

 

Agradecimento recebido da SBP - Sociedade Brasileira de Psicomotricidade.

IV Congresso Brasileiro Ramain-Thiers

A Criatividade em Ramain-Thiers

Arte-Emoção-Aprendizagem

 

Aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de setembro de 2009, na cidade de Governador Valadares-MG

Sob a coordenação de Cristiane Assis de Castro Alves Braga e uma equipe fabulosa que proporcionou a todos os participantes momentos inesquecíveis e muito preciosos. Trocas de conhecimentos foram ingredientes perfeitos para momentos indescritíveis. Como também rever pessoas queridas foi maravilhoso e conhecer pessoas fantásticas.

 

A brasilidade estava presente. Do Amazonas, passando por PE, BA, AL, MS, DF, SE, RJ, SP a MG. Foi fantástico. O calor humano, a vontade de contribuir, a delicadeza, a gentileza, a simpatia, eram algumas das iguarias de um prazer  interminável neste Congresso. Acredito que Solange Thiers pôde comprovar mais uma vez o que ela estabeleceu ao entrelaçar seus saberes Ramain-Thiers, fazendo todos crescerem e amadurecerem.

 

Agradeço por ter tido a oportunidade de participar e contribuir com momentos como este. Como também Luiz Gustavo Vasconcellos teve esta mesma oportunidade. Momentos como este fazem contribuir para a solidez e expansão das nossas ações profissionais, como também nos faz lutar cada vez mais pelo reconhecimento oficial e seriedade de nossa formação.

 

Não podendo deixar de citar e felicitar também a ABRT – Associação Brasileira Ramain-Thiers, como também os momentos muito agradáveis que foram, o café em prosa e o coquetel de lançamento do livro “Corpo e Afeto”, de Solange Thiers e Ana Cristina Geraldi, como organizadoras.

 

Parabéns a Cristiane, Sâmara Nick, Rokelly Carvalhais e outros que no momento não me vêm a memória, mas que foram tão importantes para este acontecimento.

 

Como Sócio-terapeuta Ramain-Thiers me sinto orgulhosa e como presidente da SBP, sinto-me feliz. Feliz por profissionais que investem e fazem amadurecer o campo da Psicomotricidade.

 

Parabéns!

 

Fátima Alves e Luiz Gustavo Vasconcellos


 

Pedra da Ibituruna - Governador Valadares - MG
 


Veja agora as fotos do congresso.

 

Banda Lira 30 de Janeiro dando boas vindas aos Congressistas
 

Banda de Musica na Recepção
 

Solange Thiers antes da abertura
 

Cristiane Castro Alves Braga na Conferência de Abertura
 

Fátima Alves (RJ) * Cristiane Castro Alves Braga (MG)
 

Cristiane Castro Alves Braga e Elaine Thiers
no momento das Homenagens durante o Coquetel
 

Homenagens no Coquetel
 

Cristiane e Tânia Gonçalves sendo Homenageada com Sócia de Honra da ABRT
 

Solange Thiers falando sobre Fundamentos do Ramain-Thiers
 

Vista do auditório
 

 Fátima Alves (SBP)
 

Pedro Geraldi (MS)
 

Jussara Teixeira Orlando (DF)
 

Márcia Viana (RJ)
 

Suzana Cabral

Luiz Gustavo Vasconcellos (SBP) e Elisabete Cerqueira (MG)
 

Pedro Cólen (MG) e Viviane Giroto (SP)
 

Jussara Teixeira Orlando (DF)
 

Mesa sobre Família Contemporânea:
 Jailde Medeiros (AL) - Elaine Thiers (RJ) - Márcia Viana (RJ) - Silvânia Alves (MG)
 

Mesa do Paraná Rosemeyre Molina e Sônia Pego
Moderadora: Vânia Assis
 

Mesa do ES: Margareth Antunes - Eliziene Emiliano
Lúcia Baptista - Priscila Mancebo - Ana Rosa Baldotto
 

Mesa Descobrindo a Arte:
Karin Hilel, Fátima Alves, Tânia Baptista e Suzana Cabral
 

Mesa O amor que leva a adoção:
Jussara Orlando, Sâmara Nick, Rokelly Carvalhais e Katheen Cardoso
 

Mesa Redonda: Elaine Thiers - Kathlen Cardoso
Moderadora Eleide Felix
 

        

Veja mais fotos do Congresso

 


Retornar à A.B.R.T.

Número de Visitas