ABRT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA RAMAIN-THIERS

SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS

Criação de SOLANGE THIERS


HOME  -  ABRT  -  RAMAIN-THIERS  -  PRÓXIMOS CURSOS  -  NOTÍCIAS  -  VITRAIS  -  CONTATO


CIÊNCIA 4

 

Entrevista realizada com Solange Thiers* 

para a Sociedade de Psicomotricidade. Publicada no IPERA.

* Psicomotricista, Fonoaudióloga, Pedagoga, Psicóloga, Psicanalista, Psicoterapeuta de grupo, Mestranda em Filosofia e Ética, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, Presidente da Sociedade Brasileira Ramain, Thiers, Criadora das Obras Ramain-Thiers, Sócia Titular e fundadora da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade,

 

Ramain e Ramain-Thiers

     

1 - Você trabalha com Ramain ?

R: Atualmente não. De 1968 à 1990 trabalhei e muito, tanto em clínica, como na pesquisa do material de Simonne Ramain. Posso dizer que trabalhei muitos anos de minha vida, cheguei a formar cerca de 1000 Psicomotricistas Ramain, pude efetivar uma pesquisa nacional sobre a presença do psiquismo na ação motora, melhor dizendo na Psicomotricidade. Deixei de trabalhar com Ramain em 1991, quando fui oficialmente destituída do cargo, pelos sucessores de Simonne Ramain, na França. Assim deixei de ser a Coordenadora do Ramain do Brasil e assumi a minha criação, a metodologia Ramain-Thiers, abdicando de todo o material Ramain.

 

2 - Existem diferenças entre Ramain e Ramain-Thiers ?

R: Sim, as diferenças básicas são Ramain-Thiers possui um corpo teórico que embasa a Sociopsicomotricidade; com leitura emocional, social e corporal. O Sócio-Terapeuta escolhe a proposta a ser oferecida a sua clientela, de acordo com o que percebe do momento vivenciado pela pessoa/grupo. A formação do profissional inclui a Sócio-psicoterapia de grupo pelo Ramain-Thiers, estudos teóricos e uma prática supervisionada.

O Ramain dizia-se um método pedagógico porém sem fundamentação teórica, pois Simonne Ramain iniciou seu trabalho com oficiais de indústria e não teve tempo de vida hábil para fundamentá-lo. Delegou-me este direito em 1972, três anos antes de falecer em Paris; não conheceu portanto a construção que fiz.

No desenvolvimento da formação do profissional comecei a sentir necessidade de uma leitura terapêutica da Psicomotricidade, porque percebi que Ramain trabalhava apenas com a Psicocinética e as vivência chamadas "de mesa", possuíam uma progressão pré-determinada com tempo estabelecido, independente da necessidade que se constatasse no cliente. Ramain-Thiers trabalha com a Psicomotricidade com propostas que são frutos da minha experiência e pesquisa, respeitando as necessidades do povo brasileiro. Criei então os Orientadores Terapêuticos Thiers para crianças, adolescentes e adultos além do "Descobrindo o Brincar" para crianças menores; diferentes do material francês. Os Orientadores Terapêuticos possibilitam a leitura emocional – psicomotora – social de todas as atividades.

 

3 - Provavelmente existem diferenças entre os campos de atuação. Você poderia nos dizer quais são ?

R: Existem sim diferenças. O Ramain-Thiers possibilita um trabalho em consultórios, clínicas, atendimentos sociais, empresariais, ambulatórias, hospitalares e sensibilização em diferentes grupos. O Ramain propunha-se basicamente a funcionar como reforço pedagógico dentro de Colégios.

 

4 - E porque então o nome Ramain-Thiers ?

R: Eu sou muito grata a Simonne Ramain.

O direito de desenvolver sua obra no Brasil levou-me a estudar muito, e eu gosto de estudar e pesquisar. Foi pesquisando sua obra, seus acertos e erros que fui levada a cursar Pedagogia, Psicologia, Formação Psicanalítica individual e grupal, minha primeira graduação é em Fonoaudiologia.

Ramain-Thiers leva o nome de Simonne como homenagem e respeito a pessoa sensível e iluminada que foi e a quem sou infinitamente grata.

Por uma questão de valores morais e éticos decidi que a melhor designação para minha pesquisa e construção seria Ramain-Thiers: Ramain em homenagem à Simonne e Thiers parte do meu nome, em respeito a pesquisa que desenvolvi e atualmente desenvolvo na área da Ética e Filosofia, utilizando a Sociopsicomotricidade, na formação de cidadãos.


Veja os artigos científicos anteriores

 

Direitos autorais reservados ABRT 2022 - Arte de Heitor Thiers